AFINAL, VOCÊ SABE O QUE É EMPREENDER?

Atualmente se fala muito sobre empreender. Afinal, essa é uma maneira de conquistar sonhos por meio do seu próprio esforço, sem precisar depender tanto de fatores externos. Quem empreende enfrenta uma série de desafios, mas, por outro lado, tem a chance de ganhar mais liberdade e criar a vida que sempre imaginou.

Justamente por existirem dificuldades e recompensas, muita gente se pergunta: será que vale a pena empreender? Devo abrir uma empresa? Ou é possível ser um empreendedor de outras formas?

Segundo o dicionário, empreender significa executar um projeto ou tarefa. O empreendedor é alguém que coloca ideias em prática, por mais difíceis ou trabalhosas que sejam. Empreender também é inovar no modo de pensar e agir, liderando a realização de processos.

No contexto do mundo atual, normalmente o empreendedorismo se refere ao mundo dos negócios. No ramo profissional, empreender é tomar a iniciativa ao criar, lançar, vender ou aprimorar produtos, serviços, marcas, empresas e equipes.

Engana-se quem pensa que empreender é simplesmente abrir um negócio. Mais do que ser dono de um CNPJ, o empreendedor é aquele que cria ideias e se encarrega de tornar real tudo o que foi imaginado.

Empreendedores questionam a realidade e fazem acontecer a evolução todos os dias, em todas as partes do Brasil e do mundo. Ao inovar e solucionar problemas de outras pessoas, de outras empresas ou de toda a sociedade, um empreendedor e seu novo negócio promovem um grande desenvolvimento.

O empreendedorismo pode estar latente ou manifestado de diferentes formas. Há pessoas com um forte espírito empreendedor que o exercem em diferentes lugares e situações: em casa, quando decidem fazer uma reforma que otimize o espaço; na empresa em que trabalham, quando um projeto precisa ser levado adiante; na vida, quando chega o momento de mudar.

Há pessoas que aplicam todo esse potencial em um novo negócio – do tamanho que seja, contribuem gerando empregos para sua comunidade, gerando renda para a economia local, e solucionam uma demanda por meio da inovação.

Há ainda pessoas que fazem desse negócio algo muito maior. São empreendedores de alto impacto, que transformam sonhos grandes em iniciativas de alto impacto, revolucionam seus mercados, crescem e fazem crescer, sem pegar atalhos e servindo de exemplo para gerações futuras.

Embora cada empreendedor seja uma pessoa diferente, há algumas características que todos precisam ter:

  • Otimismo: sempre ver e esperar o melhor. Sempre acreditar que vai dar certo.
  • Autoconfiança: o empreendedor precisa acreditar em si mesmo, em seus talentos e opiniões.
  • Coragem para aceitar riscos: um empreendedor precisa lidar bem com riscos.
  • Desejo de protagonismo: desejo de ser reconhecido, tomar as rédeas da sua vida e ser pleno.
  • Resiliência e perseverança: não desistem facilmente. Superam desafios e vão até o fim.

O sucesso de um empreendimento depende em grande parte da capacidade que o líder ou gestor tem de perseverar nele. É normal passar por altos e baixos, erros e acertos, conquistas e perdas. Entretanto, o mais importante é saber que todos esses ciclos geram aprendizados para que o futuro seja cada vez mais próspero.

 

Escrito por Roberto Guedes, que é especialista em crescimento e desenvolvimento de pessoas e psicólogo, trabalha como consultor empresarial e de carreira, fundador e CEO da Inov9 Consultoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.