Acredito que todas empresas e seus gestores devem conhecer, administrar e controlar com muita inteligência os custos e despesas de seus produtos e serviços. O conhecimento e o domínio das técnicas de apuração de custos são fundamentais para um gerenciamento eficiente e eficaz e obtenção de lucro.
Os objetivos de ter a gestão, na sua empresa, com base nos custos são; fornecer informações sobre a rentabilidade e desempenho nas diversas áreas e atividades da empresa, auxiliar no planejamento, controle e desenvolvimento além de fornecer informações para a tomada das decisões.
A formação do preço de venda do produto ou serviço está ligada diretamente à essas informações, que por sua vez devem ser muito bem analisadas. O preço final de um serviço ou produto depende de quanto é investido para que ele exista. Quando não tem uma gestão de custos eficaz, a empresa pode cobrar valores que não condizem com a realidade, podendo prejudicar as margens de lucro, volume de venda ou o andamento geral do negócio.
Um bom controle depende de disciplina, é preciso analisar constantemente os procedimentos financeiros, detalhá-los em planilhas e registros organizados. Investir em gestão de custos provavelmente você gastará menos e lucrará mais.
A gestão de custos é uma excelente alternativa a ser utilizada pelas empresas, servindo de orientadora no momento de tomada de decisão, enfatizando que a finalidade principal é fornecer as informações para proporcionar valor, qualidade e oportunidade que os clientes desejam.
Lembrando que para uma empresa atingir os seus objetivos, é necessária uma estratégia consistente, deve ser baseada com maior número de informações possíveis. Fica claro que hoje qualquer empresa para ter vantagem competitiva precisa trabalhar de forma tal que seus custos sejam mensurados de forma correta, além disso é preciso administrar seus processos e serviços de forma acurada com intuito de melhorar sua eficiência e eficácia.
Esta ferramenta propicia para a empresa um processo de aprendizado continuo onde todos estarão envolvidos com um único objetivo, ou seja, a melhora continua do desempenho da empresa.