GERIR CUSTOS É UM DIFERENCIAL PARA TER COMPETITIVIDADE

Contratos cancelados, queda expressiva nas vendas, o mercado que vivia um forte ritmo de expansão agora experimenta a retração econômica e os seus indesejáveis efeitos nas projeções de crescimento.  Paralelo a isto, é preciso garantir qualidade a cada produto ou serviço ofertado, ou seja, o ideal é fazer mais com menos, menos recurso, menos tempo…

O comportamento de cada empresa terá como resultado a sua capacidade administrativa. A gestão eficiente dos custos e das despesas é a maior responsável pelo grau de competitividade de uma organização. Desde que não haja redução da qualidade, uma empresa que consegue promover redução de seus custos e atribuir isso ao seu preço final, torna-se mais competitiva e capaz de mudar as diretrizes não só de si mesma, mas também de seus concorrentes.

As empresas trabalham visando maior lucro e para isso é necessário um menor custo, por isso torna-se fundamental uma adequação e controle das despesas. O corte de despesas é uma ação que deve ser realizada de forma criteriosa e bem estruturada. A Gestão de Custos pode ajudar a minimizar gastos desnecessários e deve ser realizada pelos gestores da empresa ou por consultores especializados, independente de uma crise econômica. Esse é um controle que deve ser realizado constantemente para evitar vários problemas e dificuldades.

O sucesso de uma empresa não depende apenas da implantação de um sistema de alta tecnologia, dos melhores recursos e equipamentos, da melhor estrutura física, para que seja competitiva é necessário aprimoramento nos seus processos, menor custo, um bom planejamento, boas estratégias e de pessoas qualificadas e comprometidas.

Um dos principais responsáveis pelo fracasso de uma empresa são os custos. É necessário planejar financeiramente todos os seus custos e despesas e deixar de trabalhar “às cegas” no mercado. É importante ter em mente o seu posicionamento, sabendo o que irá vender, para quem, demonstrando qualidades e benefícios melhor que o concorrente.

A Gestão de Custos é uma das ferramentas mais úteis para sustentar a competitividade, ela tenta compreender onde a empresa estará amanhã diante de todas as variáveis que envolvem o ambiente empresarial. A Gestão de Custos pode ser utilizada como importante instrumento gerencial na condução do negócio, tem extrema importância no processo de tomada de decisão. É através dela que os gestores deverão basear suas decisões sobre quanto, quando e em que setor deverá ser investido ou sobre quanto deve custar os produtos/serviços que a organização produz.

Gerir os custos é compreender onde a empresa estará amanhã diante de todas as variáveis que envolvem o ambiente empresarial, é uma grande alternativa para entender às demandas do sistema econômico com relação as variáveis vividas no mercado em um mundo cada vez mais globalizado, buscando a melhoria contínua no processo competitivo, gerando os lucros necessários a uma saudável convivência e uma sustentabilidade duradoura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.