INOVAÇÃO E COMODIDADE

Todos amam a inovação até que ela os afete. O maior obstáculo para a inovação em muitos modelos de negócios não é a tecnologia: somos nós humanos e as empresas nas quais estamos inseridos. Ambos são, na maioria das vezes, teimosamente resistentes a experimentação e às mudanças. Outro obstáculo é na forma e em como mudar, muitos empresários ainda mantém o pensamento de forma tradicional, levando-os aos mesmos resultados. A falta de abertura e o medo de se desviar do status adquirido, fazem os gestores ficarem confortáveis e não explorarem o que é desconhecido, e por isso, acham arriscado e ficam estagnados.

Acredito que todas empresas e seus gestores devem conhecer, administrar e controlar com muita inteligência os custos e despesas de seus produtos e serviços. O conhecimento e o domínio das técnicas de apuração de custos são fundamentais para um gerenciamento eficiente e eficaz para obtenção de melhores resultados.

Seguindo a tendência rumo à comodidade e conforto, com objetivo também em redução de despesas, várias empresas, principalmente na prestação de serviços, estão cada vez mais presentes no meio digital, à distância ou online. Já é realidade nos dias de hoje a utilização estratégica da tecnologia em vários serviços e com vários clientes, além do mercado requerer progressivamente a migração da modalidade puramente presencial para formatos mistos ou totalmente remotos.

Afinal, esses modelos permitem maior economia de tempo e dinheiro, e quando realizados por profissionais qualificados e experientes, rendem os mesmos benefícios de uma orientação presencial. Por isso, decidir entrar no mercado online tem sido uma boa estratégia, trazendo mais flexibilidade para lidar com vários projetos de forma simultânea e ágil.

A modalidade online nada mais é do que uma opção para proporcionar mais agilidade e flexibilidade aos clientes, além de diminuir os custos para determinados serviços. Também pode agregar transparência à trajetória, com o uso de ferramentas digitais que permitem o acompanhamento de cada passo e objetivo do que está contratando.

Analisar a consistência do seu modelo de negócio é crucial, mas observar seus componentes em detalhes também pode revelar interessantes caminhos para inovação e renovação. Uma maneira eficiente de se fazer isso é combinando a clássica análise SWOT com o quadro de Modelo de Negócios, também conhecido como CANVAS. Lembrando que para uma empresa atingir os seus objetivos, é necessária uma estratégia consistente, devendo ser baseada no maior número de informações possíveis.

Fica claro que hoje qualquer empresa, para desenvolver essa vantagem competitiva, precisa trabalhar de forma disciplinada, consistente e qualitativa, além de ter como muita precisão de: quem, quando, o que e pra que, realizar cada ação, sempre ajustando suas métricas para obter mais eficiência no meio online.

 

Escrito por Roberto Guedes, que é especialista em crescimento e desenvolvimento de pessoas e psicólogo, trabalha como consultor empresarial e de carreira, fundador e CEO da Inov9 Consultoria Empresarial.

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