O QUE É GESTÃO DE PESSOAS?

O conceito de gestão de pessoas pode ser resumido como um conjunto de práticas e metodologias voltadas para a administração adequada do comportamento dos colaboradores de uma empresa.

Para a gestão de pessoas, são aplicadas técnicas para o desenvolvimento do capital humano, ou seja, o desenvolvimento do profissional com todas as suas capacidades e experiências na função em que é lhe é atribuída.

Uma gestão de pessoas que seja eficiente tem alguns pilares importantes que são:

  • Motivação;
  • Comunicação;
  • Trabalho em equipe;
  • Conhecimento e competência;
  • Treinamento.

Por meio destes 5 pilares, é possível promover uma gestão que traga resultados satisfatórios para uma empresa. A gestão de pessoas em uma empresa é fundamental para garantir um ambiente adequado aos colaboradores e relações mais saudáveis. impactando diretamente na produtividade e consequentemente, nos resultados da empresa.

Mas sem uma boa gestão, a empresa corre o risco de perder excelentes profissionais e talentos valiosos, além de ter uma alta rotatividade de profissionais, ou seja, profissionais saindo e entrando com frequência, algo que pode impactar negativamente os resultados da empresa.

É claro que os benefícios que uma empresa oferece são fundamentais para atrair a atenção dos profissionais, mas só isso não basta. Os profissionais querem também enxergar possibilidades no local de trabalho para se desenvolver em sua função, crescer profissionalmente, ser promovido de cargo etc.

Uma empresa que coloca em prática uma gestão de pessoas adequada pode contar com diversos benefícios como:

  • Promove o equilíbrio entre as expectativas da empresa em relação ao colaborador e do colaborador em relação à empresa;
  • Encontra meios de atingir sua missão e seus objetivos no mercado;
  • Conduz a produtividade e a qualidade dentro da empresa;
  • Cria métodos eficientes para melhorar o desempenho organizacional e individual;
  • Desenvolve e consegue reter talentos;
  • Garante a motivação e comprometimento dos colaboradores;
  • Promove um ambiente de trabalho saudável, detalhe fundamental para o engajamento dos profissionais.

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