SUCESSO PROFISSIONAL, DEPENDE SÓ DE VOCÊ!

Carreiras de sucesso são construídas a partir conhecimento técnico, teórico e produtividade. Mas, também é cada vez mais necessário saber se relacionar, lidar com a pressão do dia a dia e ter a capacidade de gerenciar conflitos de maneira assertiva. Ter controle emocional é fundamental para manter uma postura profissional positiva e adequada.

Estudos mostram que as habilidades comportamentais são cada vez mais relevantes para o sucesso profissional e colocam a Inteligência Emocional como a principal competência para destacar os colaboradores. Hoje, a Inteligência Emocional é mais que um diferencial, é decisiva para o sucesso na carreira. Essa competência permite desenvolver alguns pontos como: alta performance, redução de conflitos, direcionamento competente das emoções, aptidão para trabalhar em equipe, aumento da capacidade de liderança e gestão, comunicação assertiva, aumento da autoestima e autoconfiança, capacidade para fazer e lidar com críticas construtivas, realizar uma melhor administração do tempo, saber enxergar os problemas como oportunidades.

O sucesso é alcançado com ações efetivas, e ações efetivas só podem ocorrer quando você sabe onde investir a sua atenção, disposição e energia no lugar certo. É essencial que você saiba onde realmente vale a pena dedicar o seu tempo. Por mais que você seja bombardeado com centenas de informações todos os dias, é fundamental que você saiba filtrar o que é realmente importante para você.  

Um dos principais fatores para tomar boas decisões é saber utilizar os recursos disponíveis. Aprender a decidir e resolver problemas apenas com o que você já sabe e encontrar uma solução. Assim, você irá conseguir transformar o seu conhecimento em algo realmente útil e será capaz de fazer isso mais vezes.

Grande parte dos problemas que enfrentamos diariamente poderiam ser resolvidos com uma simples conversa. Aprender a compartilhar os seus pensamentos e ouvir o que os outros têm a dizer. A comunicação é uma das melhores formas de conhecer os outros e a si mesmo, além de construir relações de confiança, que hoje é a base dos negócios.

A disciplina é uma habilidade que deve ser desenvolvida, ela é pra mim a base de todos os resultados, é você ter determinação, foco, ritmo e constância em realizar algo. Focar no que realmente é necessário e descartar preocupações irrelevantes é essencial para aqueles que estão em busca de sucesso. Portanto, desenvolva a disciplina na sua vida e, depois de pouco tempo, você irá sentir os resultados.

Procurei sintetizar o que pode ser útil para você obter seu sucesso, um pouco do escrito acima são habilidades que, creio, serem imprescindíveis. Noto que essas habilidades fazem parte das pessoas que possuem um perfil empreendedor. Nas minhas orientações, costumo dizer que, tenho preferência e contrataria aquela pessoa que tivesse brilho nos olhos, uma “cara de orgasmo”, ou seja, que fosse cheia de vitalidade, de energia, que não visse a hora de “arregaçar” as mangas e começar a fazer aquilo que ela tem de melhor, porque tem consciência do que pode agregar e o que pode fazer de diferente em seu ambiente profissional.

Escrito por Roberto Guedes, que é especialista em crescimento e desenvolvimento de pessoas e psicólogo, trabalha como consultor empresarial e de carreira, fundador e CEO da Inov9 Consultoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.