A CONSULTORIA ONLINE, OU CONSULTORIA À DISTÂNCIA, É UM ENSINO À DISTÂNCIA?

Muitos empresários ainda hoje vê qualquer serviço à distância com desconfiança. E assim franzem a testa ao som da expressão “consultoria online” ou com seu nome em português, a “consultoria à distância”.

Na verdade, se examinarmos com atenção, esse conceito nunca foi tão exótico assim. A consultoria online é nada mais que uma consultoria prestada à distância, sem a necessidade dos indivíduos envolvidos estarem literalmente frente a frente. As vezes é necessário, sim!

A consultoria online, ou consultoria à distância, é um ensino à distância? De certa forma, sim, ela se insere no contexto do Ensino à Distância, algo que existe há dezenas de anos e que vem apenas se adaptando ao rápido progresso tecnológico que temos experimentado nas últimas décadas.

Quem não se lembra dos velhos Cursos por Correspondência que, com o tempo, deixaram de ser veiculados apenas pelos Correios e invadiram as ondas do rádio? A seguir, foram para a televisão, até chegar aos dias de hoje, onde existem universidades inteiras que funcionam exclusivamente na Internet. Na prática, um “curso de educação virtual” refere-se a qualquer curso didático ministrado – no todo ou pelo menos em grande parte – através da Internet.

“Virtual” é utilizado aqui em seu sentido mais amplo para descrever um curso que não é oferecido “cara a cara” em uma sala de aula. Mas sim, por um meio substituto que pode ser, em princípio, associado “virtualmente” ao ensino em classe. Isso significa que as pessoas não têm de ir a uma sala física para aprender.

Consultoria é também educação, considerando que é mais pessoal, personalizado, onde há vários ensinamentos práticos e dinâmicos, diante de vastos conhecimento e experiência que o consultor tem, facilitam e agilizam os resultados.

Dessa forma, a consultoria virtual (ou consultoria online ou consultoria a distância) refere-se a uma forma de aprendizado à distância na qual o conteúdo do serviço é entregue por vários métodos, tais como aplicativos e planilhas de gestão, recursos de multimídia e videoconferências.

Assim como estudantes e instrutores já o vêm fazendo há algum tempo, empresários e consultores comunicam-se através de diversas tecnologias também, e com maior agilidade nas respostas e retornos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.