Diariamente somos convocados a apagar “incêndios”, uns mais outros menos, mas aquelas atividades que não estão planejadas para o nosso dia tendem a aparecer e esperam que dediquemos parte do nosso tempo para solucioná-las.
Um dos maiores desafios das empresas é executar, no dia a dia, o planejamento estratégico de longo prazo, a visão. No papel, os objetivos costumam soar mais claros e simples do que na prática. Perceber como cada ação da agenda aproxima – ou afasta – suas atividades do plano maior.
Um grande planejamento é ainda mais difícil de acompanhar e executar se não for fracionado em partes menores, em atividades ou tarefas. Além de montar a estrutura sequenciada das atividades, recomendo destacar quais são aquelas que possuem prioridade média ou alta, o prazo limite para a execução de cada uma.
Estabeleça uma avaliação matinal para as atividades que você precisa fazer – ao longo do dia – além, da sua rotina, aquelas vinculadas ao Planejamento Estratégico. Com elas em mente, vai ficar fácil de filtrar os “incêndios” que veem até você e cumprir com todos seus objetivos diários, dos menos aos mais complexos.
O Planejamento Estratégico fornece os elementos essenciais que permitem rever e reposicionar estrategicamente a empresa, proporcionando o alicerce para a competição futura.
O objetivo do Planejamento Estratégico é definir uma direção para a empresa. E o processo de definição é tão importante quanto o plano. É um momento de reflexão, discussão, interação – de avaliação interna de força e fraquezas, das oportunidades do mercado, do perfil da concorrência, da elaboração de planos e definição de objetivos e metas.
Mas, não basta definir uma direção. A estratégia tem que ser traduzida em planos específicos como: objetivos a serem atingidos, preferencialmente de forma quantitativa; como será atingido, quais ações requeridas para atingir o objetivo; quais são os recursos necessários para implantar cada estratégia – humanos, financeiros, tecnológicos, etc…; obstáculos a serem superados; responsabilidades e prazo – quem o fará, o que, quando; qual retorno esperado sobre o investimento.
O Planejamento Estratégico requer muito mais esforço e dedicação que normalmente imaginamos, mas se feito com qualidade, formará o caminho das pedras para a conquista de todos os objetivos. Empresas que colocam com eficiência todos os planos e práticas, são as que traçam novos rumos, aproveitando boas oportunidades, formando grandes líderes e criando resultados mais sustentáveis e lucrativos.