A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER AS PESSOAS

Por melhores que sejam seus colaboradores e pessoas da sua equipe, um bom líder ou gestor sempre desejará que eles se tornem ainda mais competentes. Uma das principais formas de ajudar as pessoas a crescer é compartilhar com elas a responsabilidade de seu crescimento, avaliando seu desempenho e frequentemente realizando feedback, identificando competências e comportamentos que merecem ser aprimorados, além de pontuar as qualidades com potencial de serem reforçadas.

Qualquer que seja a técnica de avaliação utilizada, é necessário ter objetivos claros, que possam ser mensurados de forma simples e assertiva, ações com respostas às perguntas: o que será realizado, quando, como, para que, onde e com quem.

O processo de avaliação de desempenho proporciona um raio X à empresa e principalmente aos líderes e gestores, vale ressaltar que não é um processo para punir ou demitir as pessoas, mas para avaliar o que cada um tem de bom e os pontos que precisam ser melhorados, e assim, orientá-los a pensar em atitudes e ações que mudem o comportamento e proporcione os resultados esperados.

A avaliação de desempenho pode ser realizada a qualquer momento e sempre que o gestor achar necessário. O ideal é que seja uma atividade frequente e que se faça uma análise da evolução coletiva e individual de cada membro da equipe. Essa atividade consegue trazer aprimoramentos e é uma prática que surgem várias ações positivas para o crescimento de todos da empresa.

Os gestores também estão nesse procedimento, até porque seria uma ótima oportunidade de saber como seus subordinados estão percebendo suas atitudes e comportamentos, é necessário ter humildade para receber críticas e sugestões sobre sua performance. Um líder de sucesso solicita feedback e avaliação de desempenho de seus colaboradores para identificar seus acertos e erros e investir em capacitações nos pontos que permitam alcançar resultados mais satisfatórios.

Com as mudanças que vem ocorrendo no mercado, as empresas estão descobrindo a cada dia a importância de se investir nas pessoas de sua equipe, hoje quem preocupa com seus colaboradores obtém uma posição de destaque e vem garantindo o sucesso e melhores resultados. Para que essa ferramenta seja inserida nas empresas, é necessário um bom líder, um setor de Gestão de Pessoas ou uma Consultoria especializada, para organizar treinamentos, ensinar técnicas com objetivo de gerir as pessoas e potencializar o resultado de cada um, ou seja, extrair de cada um o melhor resultado e conhecimento.

A gestão de pessoas é hoje estratégica e contribui para a valorização do capital humano, potencializando o desenvolvimento dos profissionais e o crescimento da empresa. Neste sentido, cabe aos gestores a responsabilidade de planejar e desenvolver atividades, orientar, treinar e dar subsídios ao bom desempenho de cada um de sua equipe. Buscar o conhecimento e crescimento das pessoas é consequentemente gerar lucro e se diferenciar da concorrência.

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