MODELO DE NEGÓCIOS, VOCÊ TEM O SEU?

Crescer dói, as tarefas acumulam, as prioridades mudam e, principalmente, a equipe começa ter necessidade e ter oportunidade de crescer junto com a empresa e seu gestor. E para que tudo isso não seja um desastre, é preciso entender que todos estão no mesmo barco, aprendendo a remar, mas sempre com é bom ter uma direção a ser seguida.

O modelo de negócios que você escolhe, determina a sua estrutura e direção para seu negócio. Você conhece o Canvas? É uma metodologia muito usada ultimamente por empresas inovadoras, trata-se de um modelo de planejamento estratégico, que pode ser usado tanto para quem tem empresa e precisa formalizar e padronizar, quanto para quem está começando do zero.

O desenvolvimento de um modelo de negócios  pode começar de forma mais abstrata, permitindo a você brincar com as diferentes possibilidades antes da formalização de sua empresa. Ele é a explicação de como sua empresa funciona e cria valor. Há muitas definições que buscam explicar o que significa o termo, mas a essência resume-se em buscar entender como a empresa fará dinheiro, qual será ou é o seu modelo de receita e como as várias áreas e processos do negócio se relacionam para atingir o objetivo, fazer com que a empresa funcione, gerando valor aos clientes.

Para enfrentar os desafios e a competitividade do mundo empresarial hoje, as empresas precisam de equipes alinhadas com as estratégias do negócio e bem preparadas para lidar com mudanças constantes, é necessário desenhar um modelo sob medida com suas características e valores.

Procure pensar em todas as possíveis abrangências para seu modelo de negócios, tente antecipar problemas e procure formalizar como sua vai conseguir superá-los, teste-o com seus amigos, com sua rede de contatos, procure empresas que tem uma proposta parecida com a sua e estude-as. Desta forma você terá muitas informações importantes que irão lhe auxiliar na hora de criar um modelo de negócios de sucesso. Capriche no desenvolvimento, tenha um diferencial e colha bons resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *