POR QUE O GERENCIAMENTO DE PESSOAS É TÃO IMPORTANTE?

O gerenciamento de pessoas é a área que cuida de todas as ações relacionadas aos colaboradores em uma empresa, isto é: a escolha adequada dos profissionais, acompanhamento da adaptação, fatores motivacionais, avaliação de desempenho, remanejamento, demissão, estabelecimento de salários e plano de carreira, dentre outras.

Cada uma dessas práticas e o modo com que são articuladas precisa levar em conta o que o negócio quer dos seus colaboradores, como cada atuação pode contribuir para o crescimento do empreendimento. Sendo assim, essas ações precisam ser planejadas e bem geridas, caso contrário, não se tem um direcionamento das “energias” que trabalham para o encaminhamento do negócio.

A consequência de uma gestão de pessoas inadequada é o mal aproveitamento dos recursos humanos, com prejuízos significativos para a empresa. Tendo em vista a importância do gerenciamento de pessoas, empresas com maior volume de colaboradores costumam ter setores específicos para isso e as com menor volume, pelo menos um colaborador. Mas, mesmo nesses casos é importante que o empresário também tenha competência para gerenciar pessoas. 

Em primeiro lugar, podemos levantar um fator básico: o empresário ou gestor responsável pelo negócio é quem determina e decide sobre seu funcionamento, objetivos, metas e estratégias. Sem que ele tenha conhecimento sobre como utilizar o potencial humano do seu negócio rumo ao sucesso, como poderá instruir os responsáveis pelos recursos humanos?

Para além disso, ainda é preciso considerar que todos aqueles que tem contato direto com os colaboradores precisam estar preparados quanto ao gerenciamento de pessoas. Atualmente, os melhores profissionais buscam por diferentes anseios e não apenas por bons salários. Questões como associação entre carreira e qualidade de vida estão em pauta.

Sendo assim, o mínimo que um gestor de empresa precisa para lidar com seus colaboradores é: conhecê-los bem, a fim de direcionar corretamente os talentos; e dominar as estratégias de gestão de pessoas que possam auxiliá-lo a conseguir motivar o máximo de produtividade de seu pessoal, simultaneamente à satisfação deles em trabalhar na empresa, a partir da potencialização de aspectos individuais e coletivos.

Como você deve ter percebido, trata-se de uma tarefa complexa e de muita importância. Desarmonia entre a equipe e insatisfação profissional pode repercutir em problemas muito prejudiciais para um negócio. Então, se você quer, além de evitar esses problemas, ter bons retornos do seu investimento em recursos humanos, se capacitar no gerenciamento de pessoas é a atitude a tomar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *